Notícias da semana

Share this post
Biografia de Raul Seixas vale para conhecer veia musical do artista
musicontherun.substack.com

Biografia de Raul Seixas vale para conhecer veia musical do artista

Livro foi lançado pela editora Todavia em 2019

Fagner Morais
May 6
1
Share this post
Biografia de Raul Seixas vale para conhecer veia musical do artista
musicontherun.substack.com

Após anos de lutas e pedidos de fãs e críticos, finalmente as editoras novas e antigas estão apostando em biografias de artistas que fizeram história ao longo dos anos. Nada como conhecer o nosso País através dessas pessoas, das músicas lançadas e de trabalhos reverenciados até hoje.

Uma biografia lançada há alguns anos é "Raul Seixas: Não diga que a canção está perdida", de Jotabê Medeiros, lançada pela Todavia, também responsável por livros sobre Belchior, lançado pouco tempo depois da morte do cantor, e Roberto Carlos, feito para aproveitar as comemorações dos 80 anos de um dos maiores vendedores de discos do Brasil.

O autor, assim como no trabalho sobre o autor de "Paralelas", escolhe um caminho simples para falar da vida e obra de Raulzito. Em um ganho com relação ao primeiro livro, a linguagem está mais fluída e menos truncada e, apesar de alguns pequenos problemas de edição, a leitura ajuda a entender mais de onde ele veio, as inspirações musicais, as aspirações da carreira, a amizade com Paulo Coelho e outros companheiros históricos de composição, as esposas, namoradas, encrencas, ideias, a deterioração física e da carreira e a morte, em 21 de agosto de 1989, aos 44 anos.

Com um personagem fascinante até hoje em vários aspectos, não escolher o caminho da fofoca e focar na música foi a melhor escolha possível porque se existiu um artista que mostrou e se mostrou usando a música, esse alguém é Raul Seixas. Do rock simples dos primeiros acordes da guitarra até a descoberta das religiões asiáticas e do ocultismo de Aleister Crowley até o retorno aos primórdios, ele era música, respirava música, amava música e estava na música por querer ser como os próprios ídolos. Tudo recheado com casos amorosos um atrás do outro, com felicidades e traumas na mesma proporção para ele, as mulheres e as filhas.

Mesmo a suposta história de ter entregado Paulo Coelho ao DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), que seria uma mancha terrível na biografia de Raul, foi desmentida por documentos alguns meses depois quando revelaram que o órgão de repressão da ditadura militar brasileira confundiu o futuro escritor de sucesso mundial com um homônimo de nome e sobrenome e que o cantor era um meio para chegar na pessoa errada, não um dedo-duro. Mexer com documentos é sempre algo complicado, então checar informações várias vezes é fundamental para não ter nenhum problema.

"Raul Seixas: Não diga que a canção está perdida" vale para conhecer um apaixonado por música, sem vergonha de plagiar os ídolos na cara dura, com uma carreira relativamente curta, mas importantíssima para a música brasileira até hoje.

Avaliação: bom

Share Notícias da semana

Notícias da semana

Segunda-feira

Em entrevista ao site da revista 'Kerrang!', o guitarrista Kirk Hammett, do Metallica, disse que parar de consumir álcool foi a melhor coisa feita por ele para a própria carreira.

"Estou sóbrio há sete anos e meio, e minha mente está em um lugar diferente, estou mais focado. Recuperei meu cérebro, recuperei minha memória, então hoje em dia estou um lugar melhor. Eu gravo música e meu foco é muito melhor", revelou.

"Minha produção é maior e é um modelo melhor para trabalhar. É estranho, tenho 59 anos e acho que nem cheguei ao pico criativo. Sinto que não tenho 59 anos, ainda saio e surfo três ou quatro vezes por semana, corro, ando de bicicleta e toco guitarra. Me sinto com muita energia e atribuo a parar de beber", completou.

Novo trabalho

Hans Zimmer foi o escolhido para ser o compositor da trilha sonora original do filme "The Son", de Florian Zeller.

Estrelado por Hugh Jackman, Vanessa Kirby, Laura Dern, Zen McGrath e Anthony Hopkins, a história é baseada na peça de Zeller de mesmo nome e é sobre um homem cuja vida é arruinada quando a ex-mulher aparece com o filho adolescente problemático, distante e irritado.

O longa está previsto para estrear ainda em 2022.

Terça-feira

"Pistol", série baseada no livro "Lonely Boy: Tales From a Sex Pistol", de Steve Jones, ganhou um trailer oficial a pouco menos de um mês do lançamento.

Programada para estrear na TV no FX nos Estados Unidos, o seriado terá todos os episódios disponibilizados no Hulu, streaming da Disney.

Não há previsão de estreia no Brasil até o momento.

Clique aqui e assista ao trailer.

Melhoras!

Ao dar uma nova atualização do estado de saúde de Ozzy Osbourne, Sharon, esposa do músico, confirmou que ela e a filha Kelly também estão com Covid-19.

"Eu tenho algumas notícias para compartilhar também. Minha filha Kelly agora tem, eu tenho e toda a família tem", disse, em entrevista ao site 'TMZ'.

Segundo ela, os sintomas são leve e riu quando perguntada se Ozzy levantaria da cama para cuidar dela.

Tudo certo

Win Butler, vocalista do Arcade Fire, falou pela primeira vez, ao apresentador Zane Lowe, da Apple Music, sobre a saída do irmão Will da banda. Segundo ele, a vida na estrada foi determinante para ele tomar essa decisão.

"Meu irmão tem seu próprio caminho... Eu penso que há outras coisas além da música que ele tem interesse. Mas, fundamentalmente, você só tem uma chance de criar sua família e ter uma vida com eles. Eu acho que é extremamente compreensível [a decisão]. Estou orgulhoso dele por fazer suas próprias coisas", contou.

Fechado

A BMG confirmou um acordo com o espólio de George Harrison para administrar o catálogo do músico morto em novembro de 2001.

Agora a gravadora terá nas mãos as composições lançadas no período em que Harrison esteve nos Beatles, na carreira solo e no projeto Traveling Wilburys.

"É um prazer anunciar que a discografia do meu pai estará com a BMG/Dark Horse Records. Temos uma longa e bem sucedida parceria com a BMG ao longo dos anos e esperamos continuar a expandir nosso relacionamento no futuro", disse Dhani Harrison, único filho do guitarrista.

O acordo também inclui uma parceria com a Dark Horse Records, gravadora fundada ainda nos anos 1970 para administrar a então recente carreira solo do ex-beatle.

Ela merece

Cyndi Lauper vai ganhar um documentário para celebrar a vida e a carreira de uma das cantoras mais importantes dos últimos 40 anos.

Chamado "Let the Canary Sing", o longa está em produção e é dirigido por Alison Ellwood, responsável por "The Go-go’s", exibido na edição de 2021 do In-Edit Brasil, festival de documentários musicais.

A data de lançamento ainda não foi anunciada.

Excelente

Liderados por Karen O, o Yeah Yeah Yeahs assinou contrato com a gravadora Secretly Canadian e prometeu músicas novas para o segundo semestre deste ano.

O último trabalho de estúdio do grupo é "Mosquito", de 2013.

Site Music on the Run

Quarta-feira

A cantora Janelle Monáe, de acordo com o 'Deadline', fará o papel de Josephine Baker na série "De La Resistance", novo trabalho do estúdio A24.

A história trará a vida de Baker como artista e também como espiã dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial e o papel da resistência francesa na derrota dos nazistas.

Não há data de estreia ou streaming confirmados.

Quinta-feira

Mesmo pedindo para não ser votada, Dolly Parton foi uma das indicadas ao Hall da Fama do Rock deste ano. Agradecida pela movimentação dos fãs, ela confirmou o cumprimento da promessa em gravar um disco de rock.

"Eu realmente pensei nisso [fazer um álbum de rock] antes mesmo de ser indicada. Eu sempre quis fazer um grande álbum de rock, e vou fazer isso. Não sei quando, mas farei um", disse ela, em entrevista para a 'Billboard'.

Ao ser questionada sobre qual música vai cantar na tradicional apresentação, ela surpreendeu ao citar dois clássicos do gênero.

"Para merecer a indicação... sempre quis gravar 'Satisfaction' [dos Rolling Stones]. Essa é uma das músicas favoritas do meu marido. E eu posso arrastar os caras [da banda] até lá para me ajudar a cantar... Eu posso fazer uma versão de "Free Bird" [do Lynyrd Skynyrd] e fazer minhas próprias versões de algumas coisas clássicas", completou.

Colecionável

O álbum duplo "Wu-Tang Forever", do Wu-Tang Clan, vai ganhar uma edição para comemorar o aniversário de 25 anos.

Previsto para julho pela Get On Down e Legacy Recordings, o trabalho trará na edição deluxe o álbum original remasterizado, um livreto com as letras, um single prateado de 7" polegadas das faixas "Triumph" e "Heaterz" com uma capa em relevo e uma nova reedição do álbum em cassete duplo.

Podcast Na Trilha das Trilhas

Lançamentos do dia

The Waterboys
Belle and Sebastian
Arcade Fire
Warpaint
Leyla McCalla
Sunflower Bean
Soft Cell
Rolling Blackouts Coastal Fever
Sharon Van Etten
Sigrid
Suki Waterhouse
AWOLNATION
Beneather
Nightports w/ Tom Herbert
Vero
Bad Bunny
Ibeyi
Criolo
Neil Young [discos ao vivo de 1972 e 1974]

Podcast

O episódio da quinzena é sobre “Some Time in New York City”, disco que mudou as vidas de John Lennon e Yoko Ono. Clique aqui para ouvir.

Discos para história

Será sobre "Avante", disco lançado por Siba em 2012 e presente em várias listas de melhores daquele ano.

Veja também:

Notícias da semana
Andra Day é uma espetacular Billie Holiday em filme regular
Existem certas histórias que nascem praticamente prontas e, nas mãos de um roteirista e um diretor competentes, pouco precisam de mexidas bruscas ou uma direção muito marcante. Mas existem pessoas que precisam colocar a mão em tudo e acabam deixando uma boa história escorrendo pelos dedos, caso de "Estados Unidos vs. Billie Holiday", filme de Lee Daniel…
Read more
a month ago · 1 like · Fagner Morais
Notícias da semana
Dicas para passar o Carnaval em casa #2
O Brasil é tão fascinante que teve duas datas para o carnaval no mesmo ano. Não estou reclamando, afinal, folga é folga. Para mais uma vez ajudar os incautos que preferem evitar a folia momesca mais uma vez, aí vão algumas dicas preciosas para passar o tempo sem precisar dar de cara com glitter, samba-enredo ou folia em excesso…
Read more
2 months ago · 1 like · Fagner Morais
Notícias da semana
Metal Lords: um filme ao estilo Netflix, porém com heavy metal 🤘
A Netflix tem apostado cada vez mais em comédias românticas que estavam fora do radar dos outros estúdios. O motivo é simples: não é rentável o suficiente para ficar semanas no cinema, mas o interesse no streaming é quase eterno por esse filme de roteiro previsível com final esperado dos protagonistas…
Read more
2 months ago · 1 like · Fagner Morais

Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo. E se quiser, me faz um pix de qualquer valor: fagner.morais1@gmail.com

É isso. Bom final de semana a todos!

Share this post
Biografia de Raul Seixas vale para conhecer veia musical do artista
musicontherun.substack.com
Comments

Create your profile

0 subscriptions will be displayed on your profile (edit)

Skip for now

Only paid subscribers can comment on this post

Already a paid subscriber? Sign in

Check your email

For your security, we need to re-authenticate you.

Click the link we sent to , or click here to sign in.

TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2022 Fagner Morais
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Publish on Substack Get the app
Substack is the home for great writing